2005/12/29

Afrodisíacos

Afrodisíacos: use a imaginação!

O imaginário popular garante que resultam. A ciência diz que não existem. Entre mitos e realidades, contamos-lhe quais os alimentos e substâncias a que se atribuem poderes afrodisíacos. Curioso? Experimente! Mas nunca deixe de apostar no amor. É que não existe melhor afrodisíaco do que amar com imaginação.
Contam as lendas que Afrodite, deusa grega do amor e da beleza, usava um cinturão onde guardava todos os seus poderes de sedução. Daí o nome de afrodisíacos para designar os alimentos e substâncias capazes de estimular o desejo e o prazer sexuais. Segredos guardados quase como tesouros desde a mais remota Antiguidade, é longa a lista de supostos afrodisíacos, desde as especiarias usadas para temperar pratos eróticos a néctares, poções ou elixires com nomes mais ou menos estranhos.

Comer, cheirar e sentir... Bem-vindo ao mundo dos afrodisíacos!

· Chocolate e café para abrir o apetite

São substâncias excitantes e quando as consumimos o nosso corpo segrega endorfina, a hormona do prazer, criando uma sensação de bem-estar. Conta a lenda que o último imperador azeteca, Moctezuma, bebia 50 taças de chocolate por dia para satisfazer um harém de 600 mulheres. Investigações confirmaram que o chocolate tem um aminoácido que estimula o cérebro e produz um químico semelhante ao libertado quando fazemos amor.

· Álcool: beber a dois

Uma quantidade moderada de álcool reduz a ansiedade e deixa as pessoas mais soltas. Mas quando consumido em grandes quantidades, o álcool provoca sono. Se beber demais, só pensará na almofada e nunca mais se lembra das carícias planeadas! O champanhe também é apontado como um bom estimulante da líbido. O vinho do Porto branco é outra das bebidas na lista dos afrodisíacos, principalmente se consumido com morangos silvestres.

· Açafrão, baunilha, gengibre, pimenta...

As especiarias aquecem o corpo. Quando temos calor despimo-nos mais facilmente e deve ser daí que deriva a sua fama afrodisíaca. No entanto, também é verdade que o amor passa pelo estômago.

A provar:

· Açafrão:
supostamente, torna as zonas erógenas ainda mais sensíveis, razão pela qual é um ingrediente chave em pratos considerados eróticos.

· Baunilha:
muito reputada como afrodisíaco, tanto pelo cheiro adocicado como pelo sabor. A essência de baunilha pode ser adicionada à água de um banho a dois.

· Pimenta:
«O Jardim Perfumado», clássico árabe do século XVI sobre o amor, aconselhava os amantes a mastigarem uma pequena pimenta e a colocá-la sobre a cabeça do parceiro antes de fazerem amor

· Frutos e legumes:

os espargos já eram usados como afrodisíaco na Grécia antiga. No entanto, alguns frutos e legumes também podem ter efeitos afrodisíacos quando ingeridos. Na época dos faraós, por exemplo, os sacerdotes egípcios em celibato estavam proibidos de comer cebolas por causa do seu efeito afrodisíaco. Frutos secos - como os pinhões, nozes ou avelãs - também são ingredientes de muitos pratos afrodisíacos. Em «Sonho de uma Noite de Verão» de Shakespeare as fadas usavam pêssegos como afrodisíacos. Segundo os códigos do erotismo, as uvas e os morangos também convidam ao amor.

· Ostras e outros mariscos

Quando Afrodite brotou do mar dentro de uma concha de ostra e deu à luz Eros, nasceu também um novo afrodisíaco. As ostras têm pouca gordura e são ricas em fósforo, iodo e zinco. Casanova era fã das ostras e comia 50 todas as manhãs na banheira, na companhia da sua última conquista. A lagosta acompanhada de champanhe é outro dos afrodisíacos mais conhecidos.

· Perfumes

Fragrâncias como o jasmim, arando, flor de laranjeira ou nardo possuem qualidades excitantes. Antes de comprar um perfume a pensar nas ocasiões especiais, vale a pena ler a composição para ver se tem algum destes ingredientes.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Este comentario sobre afrodisiacos, foi muito util...ehehe vou experimentar para ver os resultados ...

1:53 AM

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home

 
Free Counters
Free Counter
Letras de Música
música
artista
trecho
by letras.mus.br