ESTÁTUA DE ZEUS - 7 MARAVILHAS

A Estátua de Zeus foi feita pelo grande escultor Fídias, no século V a.c., na cidade grega de Olímpia, para ser homenageada durante os Jogos Olímpicos da Antiguidade dedicados a este Deus.
Zeus era o senhor do Olimpo, a morada das divindades, por essa razão tinha que ser representado com a maior sumptuosidade que o Homem jamais tinha visto.
Supõe-se que a construção da grandiosa estátua, que se encontrava sentada, dentro do templo dedicado a Zeus, tenha levado cerca de 8 anos.
Era feita de marfim e ébano e tinha mais de 12 m de altura (que corresponde mais ou menos a um prédio de 5 andares).
Os olhos de Zeus eram decorados com pedras preciosas e o seu manto e sandálias eram feitos de ouro.
Fídias esculpiu Zeus sentado no seu trono feito de cedro, com uma coroa na cabeça.
Na mão direita tinha a estatueta de Nikê, a Deusa da vitória, e na esquerda um ceptro (bastão de rei) com uma esfera sobre a qual se debruçava uma águia (que representava esta divindade).
Pensa-se que, como em representações de outros artistas, o Zeus de Fídias também mostrasse o sobrolho franzido. A lenda dizia que quando Zeus franzia a testa todo o Olimpo tremia.
Mas, ao que parece, Olímpia estava a ser destruída por terramotos, cheias e incêndios. Assim, quando já tinha 800 anos de existência, a estátua foi levada para Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia.
Duzentos anos depois, no ano 462, foi destruída num incêndio. Hoje, nada resta do velho templo, excepto rochas e ruínas, a fundação do prédio e colunas em destroços.
A única ideia que se tem da estátua de Zeus vem das moedas de Elis, que se supõem ser uma representação da escultura original.

0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home