MAUSOLÉU DE HARNICANASSO - 7 MARAVILHAS


Quando Mausolus morreu, em 353 a.c., Artemísia contratou arquitectos gregos para construirem o mais majestoso dos monumentos sobre o túmulo do seu marido.
Artemísia decidiu que nenhuma despesa seria poupada na construção do túmulo. Contratou arquitectos, escultores e centenas de artesãos. O responsável pela obra foi Scopas.
A tumba foi erguida numa colina de onde se avistava toda a cidade. Uma escadaria, ladeada por leões de pedra, conduzia ao topo da plataforma.
Ao longo da parede exterior havia muitas esculturas de mármore com cenas da mitologia, isto é, cenas das histórias fabulosas dos deuses e heróis do mundo antigo.
Como telhado foi construída uma enorme pirâmide suportada por centenas de colunas, todas elas enfeitadas com esculturas em mármore. No total, o monumento tinha 50 m de altura (que corresponde a um prédio de 16 andares).
A cada canto, guerreiros de pedra, montados a cavalo, defendiam o conjunto.
Por cima do túmulo, em si estava o mais espectacular trabalho de escultura: quatro cavalos que puxavam uma carruagem com imagens de Mausolus e Artemísia.
Dois anos depois da morte do marido, Artemísia morreu também, deixando o trabalho inacabado.
Foi sepultada ao lado de seu marido, mas os artesãos decidiram terminar a tumba em homenagem aos dois.
A tumba de Mausolus tornou-se tão conhecida que "Mausoléu" passou a significar um monumento em memória dos que morriam e deveriam ser lembrados, como Mausolus.
Esta obra sobreviveu durante muitos séculos, mesmo depois da destruição da cidade. Provavelmente caiu devido a um terramoto entre os séculos XI e XV.
As suas pedras foram reutilizadas em construções locais.

0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home