TEMPLO DE ARTEMISA - 7 MARAVILHAS


Localizado em Éfeso, actual Turquia, o Templo foi construido em 550 A.C., pelo arquitecto da ilha de Creta, Quersifrão e pelo seu filho, Metagenes. Começou por ser um pequeno templo, mas foi sendo sempre renovado e aumentado.
Assim, em pouco tempo, tornou-se uma grande atracção turista, dentro do possível na época, com visitantes de diversos lugares entregando oferendas.
Era composto por 127 colunas de mármore, com quase 20 m de altura cada uma (correspondendo a um prédio de 6 andares). Era famoso pelas suas obras de arte, entre elas a escultura da deusa Artemisa.
Em 356 A.C. um homem chamado Heróstrato incendiou-o, acreditando que destruindo o Templo de Artemisa, teria o seu nome espalhado por todo o mundo. Sabendo disso, os habitantes da cidade não revelaram o seu nome. Só mais tarde um historiador grego o revelou em escritos seus.
Alexandre, o Grande ofereceu-se para restaurar o Templo, mas só o começou a fazer em 323 A.C.
Mais tarde, no ano 262 da nossa era, o templo foi destruido para sempre durante a invasão dos godos, um povo da Germânia.
Com a conversão dos povos ao cristianismo, o templo foi perdendo a importância, e hoje existe apenas um pilar da construção original nas suas ruínas.
Restaram apenas algumas esculturas e objectos do templo, que estão expostos em Londres. Existem também cópias da famosa estátua de Artemisa, que apenas nos dão uma ideia da sua beleza.
A original era feita de ébano, ouro, prata e pedra preta. A parte superior do corpo estava nua e as vestes que cobriam os quadris e as pernas eram ornamentadas com relevos de abelhas, vacas e outros animais.

0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home